Para redatores digitais é essencial conhecer algumas dicas SEO. Afinal, um texto online precisa estar otimizado para que apareça nos primeiros resultados em todos os mecanismos de busca, já que a maior parte do público clica apenas nas 3 primeiras opções apresentadas pelos buscadores. 

O Search Engine Optimization, ou SEO na sigla em inglês, se resume em algumas estratégias para fazer com que seu site seja bem avaliado pelos motores de busca. Esses sites, como Google, Yahoo e Bing, têm uma série de critérios para trazer resultados aos usuários. Desde conteúdo de qualidade e atualizado com frequência na página, links relevantes on e off page, URLs otimizadas, assim como palavras-chave relevantes relacionadas ao seu site.

Ou seja, é importante prestar atenção em alguns detalhes para garantir um bom posicionamento no ranking do Google. Confira algumas dicas de SEO que são essenciais para otimização de blogposts!

1- Palavras-chave

O primeiro passo é definir algumas palavras-chave que sejam relevantes para a sua empresa. Existem diversas ferramentas que permitem a pesquisa e mostram a média de pesquisas mensais para o termo solicitado, como a Ubersuggest e KW finder. Dessa forma é possível conferir o nível de concorrência, sugestões de cauda longa, perguntas relacionadas a palavra-chave e muito mais. 

Como o objetivo da palavra-chave é aumentar o tráfego do seu site é preciso pesquisar e analisar cuidadosamente. Criando um bom planejamento de conteúdo e definindo como esses termos poderão aparecer no decorrer do texto. É importante lembrar que, em um texto com foco em SEO, a palavra-chave deve aparecer no título, primeiro parágrafo e no decorrer do texto.

No entanto, de forma que pareça natural, se a palavra ficar se repetindo sem contexto o algoritmo do buscador pode penalizar seu conteúdo e ele não será mostrado nas páginas de buscas. Em casos mais severos, e que essa prática se repita em mais blogposts, o buscador pode até mesmo excluir seu domínio de todas as buscas.

2- Otimizações dentro do texto

O conteúdo como um todo precisa ter um tamanho considerável, no mínimo 350 palavras. Além disso, é essencial trazer a palavra-chave como destaque, manter o conteúdo fluido e entregar a promessa do título. Isto é, o texto precisa trazer uma informação relevante para o seu público-alvo. Precisa ser algo relacionado com o seu setor e que, ao mesmo tempo, seja interessante para o usuário.

Com uma introdução interessante você consegue captar o leitor e fazer com que ele termine sua leitura. E para que o conteúdo não se torne massante, é importante usar intertítulos, para quebrar o texto. Além disso, não esqueça dos parágrafos mais curtos e alguns destaques – use o negrito e o itálico para chamar atenção de pontos cruciais do seu conteúdo.

Por último, não esqueça de usar o seu texto para conversar com o seu público. Use voz ativa e também uma linguagem simples, se possível. Assim como o uso de um tom informal pode ser essencial para conquistar seu público e fazer com que ele volte sempre para ler novos conteúdos. Mas lembre-se, ainda mais importante do que se adequar ao algoritmo de SEO, é entregar um conteúdo de qualidade e que vá de acordo com a persona da marca, nunca se contraponha a estratégias gerais da comunicação. 

3- Backlins

Os links são muito importantes para o SEO. Tanto links internos, quanto os externos devem ser acrescentados ao conteúdo. Por exemplo, você pode trazer dados sobre marketing digital no seu blog e fazer um link como referência do site onde estão originalmente os dados.

Também é importante que o seu próprio blog se torne referência. Afinal, os mecanismos de busca entendem e qualificam sites que estão com links em outras páginas. Mas, para isso, é necessário apostar em conteúdos de qualidade, que entreguem mais informações do que a concorrência, com fontes confiáveis e que publiquem constantemente.  

Por fim, também é preciso prestar atenção nas URLs dentro do seu site. Antes de postar um texto, certifique-se de que é uma URL única, curta e que contenha a palavra-chave daquele conteúdo. Isso também conta pontos no SEO.

4- Imagens

As imagens também contam muito! Imagens muito pesadas podem afetar a velocidade de carregamento do site. Então não esqueça de comprimir as imagens, uma boa ferramenta pode ser o TinyPNG, que é gratuito e super intuitivo. 

Além disso, na hora de salvar o arquivo você pode colocar a sua palavra-chave. E quando carregar para o site, usar a Tag Alt. Esta tag funciona como alternativa quando há uma falha no carregamento da imagem. 

Ou seja, esse é o texto que vai ser exibido na tela, se o navegador não conseguir carregar a imagem. O ideal é usar até 5 palavras para definir a imagem – e claro, uma delas deve ser a palavra-chave do seu texto.

Conclusão

Marketing de conteúdo é uma tarefa para quem possui muito tempo para se dedicar em busca dos melhores resultados, afinal mesmo com essas dicas de SEO ainda há diversas outras estratégias necessárias para uma comunicação assertiva com o público. 

Uma boa ideia é terceirizar essas demandas com um especialista. Aqui na Aliens temos um time capacitado e atencioso, capaz de lidar com as estratégias, implementações e conteúdo da sua empresa. Clique aqui e entre em contato!

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