O Inbound Marketing se tornou uma das estratégias mais eficazes para alcançar o sucesso no Instagram, devido ao seu alto nível de conectividade com o público, ocorrendo de maneira autêntica e envolvente.

Neste artigo, vamos abordar 5 dicas para você aprender a cativar os seus seguidores.


O que é Inbound Marketing?

O Inbound Marketing é uma abordagem que se concentra em atrairenvolver e converter os usuários de forma orgânica, sendo diferente do Outbound Marketing, o qual coloca a empresa como responsável por realizar o contato com o cliente.

Inbound Marketing
Segundo o HubSpot, 75% das empresas B2B, B2C e organizações sem fins lucrativos de todo o mundo adotam o Inbound Marketing como abordagem de marketing. Apenas 25% adotam Outbound Marketing (Reprodução: Freepik)

Assim, o Inbound Marketing segue uma metodologia em quatro etapas: atrairconverterfechar encantar. Essas etapas visam atrair visitantes, converter leads, fechar vendas e encantar os clientes para que se tornem promotores da marca.

Inbound Marketing e seu fluxoNesse sentido, essa estratégia tem um maior foco no marketing de conteúdo, pretendendo resolver os problemas e as perguntas dos consumidores por meio de materiais como blogs, vídeos, infográficos, e-books e entre outros. É com esse método que o cliente será atraído para a empresa e passará pelas outras etapas do funil.

Inbound Marketing no Instagram
Marketing de conteúdo gera 3X mais leads que outbound marketing e custa 62% menos, conforme o relatório do Demand Metric (Reprodução: Freepik)

Inbound Marketing no Instagram: como fazer?

Segundo o Rival IQ, o Instagram é uma das plataformas de mídia social com maior taxa de engajamento nas postagens, tendo uma média de 1,6%, em comparação com 0,09% no Facebook e 0,048% no Twitter.

Reels no Instagram
Segundo o site Valor, marcas alcançam 40% mais engajamento com reels no Instagram (Reprodução: Freepik)

Do mesmo modo, por ser uma rede social mais focada no aspecto visual (stories, reels, carrossel etc.), o Instagram propõe às empresas métodos de engajamento com o público de forma variada.

Dessa forma, aqui estão algumas dicas para implementar o Inbound Marketing no Instagram de forma eficaz em seu negócio.

#1 Definir sua persona

A definição de uma persona é fundamental para garantir que suas ações sejam direcionadas e eficazes. Assim, o conteúdo será mais relevante, os relacionamentos serão sólidos e haverá mais chances de sucesso.

#2 Criar conteúdo de qualidade

Criar um bom conteúdo no Instagram é essencial para atrair, envolver e manter seu público-alvo, construir autoridade, educar seus seguidores e alcançar seus objetivos de marketing. Desse modo, o conteúdo de qualidade é um grande ponto de uma estratégia de Inbound Marketing bem-sucedida, pois atrai o público certo, estabelece conexões significativas e direciona os leads para a conversão.

#3 Usar hashtag

Uso de hashtags relevantes ajuda a aumentar a visibilidade do seu conteúdo no Instagram. Segundo o Instagram Business, as postagens com pelo menos uma hashtag têm um aumento médio de 12,6% no engajamento.

#4 Interagir com os seguidores

A interação com os seguidores desempenha um papel vital em uma estratégia de Inbound Marketing no Instagram, pois ajuda a:

  • Construir relacionamentos
  • Aumentar o engajamento
  • Coletar feedback
  • Fornecer suporte ao cliente
  • Fomentar a lealdade à marca
  • Personalizar a experiência do usuário

#5 Acompanhar as métricas

Acompanhar métricas é crucial em uma estratégia de Inbound Marketing no Instagram para entender o desempenho, otimizar a estratégia, alinhar-se aos objetivos, compreender o público e tomar decisões informadas. Dessa forma, essa análise contínua permite que você melhore sua estratégia e maximize o retorno sobre o investimento, garantindo o sucesso a longo prazo.

Métricas no Instagram
Agências que possuem bom conhecimento em Inbound Marketing, tendem a apresentar melhor ROI, de acordo com Rock Content (Reprodução: Freepik)

Portanto, ao criar bom conteúdo, usar hashtags certas, interagir com seguidores e acompanhar métricas, você aumenta o engajamento e constrói relacionamentos duradouros, coletando feedback valioso e personalizando a experiência do usuário. Esses passos são fundamentais para o seu sucesso no Instagram e no Inbound Marketing.

Mantenha-se atualizado com a Aliens

Você está pronto para levar o seu marketing a um novo nível? O Inbound Marketing é a chave para atrair, envolver e converter clientes de forma mais eficaz. Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar a desenvolver uma estratégia de inbound personalizada para o seu negócio.

Want to start a project? Create or review your own brand? We work with creative and smart solutions to improve your communication!

Aliens Design – Design Agency in Curitiba
© 2022 GMTF DESIGN & COMUNICAÇÃO LTDA. All rights reserved
R. Heitor Stockler de França, 396 – Sala 510
Curitiba – PR | CEP 80030-030

en_USEnglish