Com a redução de casos na pandemia e a  retomada da economia, a tendência é que cada vez mais empresas busquem estratégias eficazes para atrair clientes e ganhar vantagem competitiva em relação aos concorrentes. Nesse  cenário, o inbound marketing ou marketing de atração se destaca pelo excelente retorno e custo-benefício. Já falamos outras vezes aqui em nosso blog sobre essas vantagens, mas quais são as tendências para 2022? É sobre isso que vamos falar.

Antes de começar é importante lembrar que muita coisa aconteceu no mundo do marketing nos últimos meses e essas mudanças transformaram o comportamento do consumidor, principalmente em relação a LGPD e o fim do acesso a cookies de terceiros através do Google. Isso vai impactar as campanhas de marketing, mas também é uma oportunidade para desenvolver ideias criativas e interativas que realmente despertem a atenção do usuário ao invés de interrompê-lo em sua jornada.

Conheça agora 3 tendências de inbound marketing para 2022 e prepare suas estratégias para esse ano!

 

Modelo híbrido – Nem tão lá, nem tão aqui – Atrair / Converter / Fidelizar

O trabalho remoto é uma transformação trazida pela pandemia que veio para ficar. A possibilidade de alternar entre o home office e o ambiente presencial tem se tornado uma alternativa economicamente viável para as empresas e para os funcionários. 

Para os profissionais do marketing essa é uma oportunidade de inovar com soluções  inteligentes. Um dos maiores exemplos é a facilidade de usar os formatos em vídeo no online e no offline. Eventos, feiras e ações promocionais podem ser transmitidas ao vivo nas  redes sociais alcançando os seguidores e também oferecendo conteúdo relevante para o público. 

E não é só isso. O modelo híbrido inclui também a realidade aumentada e ações com influenciadores que aconteçam nas ruas e sejam divulgadas nas redes sociais. E esse tópico é tão importante que precisamos falar mais sobre ele agora.

“Trabalhar com ações de ativação em espaços virtuais garante riqueza de informações, enquanto espaços físicos trazem mais visibilidade. Planejar eventos que unem esses dois universos podem atrair e fidelizar clientes”.

 

Embaixadores – Influência com diversidade – Atrair / Nutrir

Imagine o seguinte cenário: uma marca precisa divulgar o lançamento de um produto específico para garotas adolescentes. A ação promocional é planejada e anúncios começam a pipocar nas redes sociais. O problema é que todo esse trabalho não está se convertendo em vendas. O que pode estar errado? 

Ainda que os anúncios pagos sejam uma estratégia inteligente e fundamental nas ações de marketing, a presença de embaixadores vem ganhando força entre os profissionais da área. A força dos embaixadores é ainda maior se considerarmos [dados tik tok].

Outro ponto importante é que a diversidade não pode ser esquecida. Investir em embaixadores de todas  as  as cores, corpos e identidades tem sido uma realidade para as grandes marcas e a tendência é um espaço ainda maior para a diversidade.

Marcas que contratam influenciadores conseguem se comunicar melhor com o público. O TikTok vai continuar crescendo, mas novas possibilidades de influenciar o público foram criadas durante a pandemia. Podcasts se tornaram uma ferramenta de comunicação com o público muito eficaz. Que tal convidar especialistas para debater sobre sua área de atuação?

“O TikTok vai continuar crescendo, mas existem outras possibilidades que podem atrair o público. Os podcasts se tornaram queridinhos durante a pandemia e podem ganhar ainda mais visibilidade em 2022 com o provável feed de podcasts, um nova atualização que está sendo testada pelo Spotify”

 

Pagamentos virtuais – Considerar / Decidir

Os pagamentos virtuais são a nova realidade nas transações do comércio físico e online do Brasil. O crescimento é impressionante: em 2021 as compras usando esse método de pagamento cresceram 385% e movimentaram mais de R$ 40 bi. Esses números mostram que cada vez mais brasileiros estão perdendo o medo de fazer transações digitais. 

Para o comércio essa é uma oportunidade de investir em novas estratégias para atrair clientes dispostos a entrar de cabeça no mundo tecnológico. Um exemplo que pode se beneficiar muito das carteiras digitais é o mercado de compras online. A aprovação do pagamento é muito mais rápida e pode ser feita apenas com a impressão digital. Essa facilidade é um grande diferencial que leva o consumidor a considerar os benefícios da compra.

O Pix também veio para transformar a forma como as pessoas trabalham com o dinheiro, facilitando a transferência de valores entre as pessoas e até mesmo entre estabelecimentos, que oferecem desconto no pagamento via Pix. 

As estratégias para o pagamento online podem destacar quem pensar em soluções e propostas criativas para usar a tecnologia da melhor maneira. 

“Desconto no pagamento via Pix, compatibilidade com carteiras digitais e investimento em tecnologias modernas são algumas das formas de se destacar usando pagamentos virtuais.”

Se adequar ao mercado acompanhando as inovações e tendências do marketing pode ser o diferencial que vai colocar sua empresa em destaque.

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