O e-mail marketing se destaca como uma das estratégias mais eficazes para alcançar e envolver seu público-alvo. Assim, se você ainda não o utiliza em seu negócio, aqui estão cinco motivos para começar a considerá-lo.


O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia que envolve o envio de mensagens de e-mail para um grupo de contatos ou assinantes. Dessa forma, o objetivo é promover produtosserviçoseventos ou manter um relacionamento com o público-alvo.

E-mail marketing em caixa
De acordo com Campaign Monitor, e-mails enviados a uma lista de segmentada têm uma taxa de abertura 14% maior do que e-mails enviados a uma lista não segmentada (Reprodução: Freepik)

Segundo a empresa Monetate, o e-mail marketing tem uma média de 4,4% de taxa de conversão, em comparação com 0,59% para redes sociais.

Além disso, uma boa estratégia pode gerar mais resultados. De acordo com Campaign Monitor, as campanhas segmentadas geram um aumento de 760% na receita em comparação com campanhas não segmentadas.

E-mail marketing notificando
Segundo o Campaign Monitor, e-mails com um call-to-action em forma de botão têm uma taxa de cliques 28% maior do que e-mails com um call-to-action em forma de link (Reprodução: Freepik)

Dessa forma, é evidente como o e-mail se destaca como uma estratégia com maior potencial de conversão, uma vez que os clientes já fazem parte de sua lista de contatos, demonstrando interesse em receber o material e, consequentemente, indicando mais chances de realizar uma ação desejada (uma compra, inscrição em um evento e, entre outros).

Mais 5 motivos para usar o e-mail marketing

Ainda não está convencido dos efeitos dessa estratégia? Então, conheça mais 5 motivos para você considerá-lo.

#1 Alcance direto ao público-alvo

O e-mail marketing permite que você alcance diretamente os clientes que já demonstraram interesse em seu produto ou serviço. Assim, com uma lista de e-mails bem segmentada, você pode garantir que suas mensagens cheguem às pessoas certas no momento certo.

E-mail marketing em tablet
Como aponta o estudo da Campaign Monitor, a taxa de abertura de e-mails aumenta em 10% quando o assunto do e-mail inclui o nome do destinatário (Reprodução: Freepik)

#2 Custos acessíveis

Comparado a outras formas de marketing, o e-mail é uma opção econômica, não sendo necessário um grande investimento para começar. Dessa forma, você pode criar campanhas de e-mail eficazes com um bom orçamento, obtendo um ótimo ROI (Retorno sobre o investimento).

#3 Personalização eficaz

O e-mail marketing permite que você personalize as mensagens de acordo com as preferências e o histórico de compra de cada cliente. Desse modo, cria-se uma experiência mais relevante e pessoal, o que aumenta a probabilidade de conversão.

#4 Mensagens diretas e imediatas

Ao contrário das redes sociais ou anúncios pagos, as mensagens de e-mail chegam diretamente à caixa de entrada do destinatário. Sendo assim, isso garante que sua mensagem seja vista de forma mais imediata, o que é ideal para promoções e anúncios urgentes.

#5 Rastreamento e análise de dados

O e-mail marketing fornece métricas detalhadas que permitem avaliar o desempenho de suas campanhas. Assim, você pode acompanhar taxas de abertura, cliques, conversões e muito mais. Isso ajuda a ajustar e otimizar suas estratégias com base em dados concretos.

Relatórios de e-mail marketing em cima da mesa
Saiba mais sobre a importância de um relatório para a sua empresa em nosso artigo (Reprodução: Freepik)

Portanto, o e-mail marketing emerge como uma ferramenta poderosa para alcançar, envolver e converter clientes de forma eficaz. Sua capacidade de atingir diretamente o público-alvo, combinada com custos acessíveis, personalização eficaz, entrega direta e análise detalhada de dados, o coloca como uma opção indispensável no arsenal de qualquer estratégia de marketing.

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