Quer se tornar um empreendedor, mas ainda tem dúvidas sobre como lançar uma marca corretamente? Então nós vamos te ajudar, basta continuar a leitura e anotar as nossas dicas!

Pode ser do seu interesse – O que é Branding empresarial e sua importância

1º Antes de lançar uma marca entenda do seu mercado

Pode parecer uma dica boba, mas é surpreendente o número de pessoas que não se dedicam a uma pesquisa efetiva sobre o mercado que estão prestes a entrar. Isto é, uma análise mercadológica detalhada, que inclua concorrência, projeções para os próximos, anos, crescimento anual e etc.

Dessa forma, é possível realizar projeções reais e evitar diversos transtornos. Como por exemplo, problemas no momento de registro da marca. É comum que as pessoas tentem registrar marcas após o seu lançamento, sem antes verificar a disponibilidade do nome, o que é um enorme erro.

ií~k;09Afinal de contas, além de perder tempo e dinheiro ainda é necessário refazer toda a comunicação do lançamento e as vezes pode até mesmo sofrer um processo da marca que já é registrada.

2º Procure profissionais

Como tudo no mundo há coisas que se pode fazer sozinho, mas há coisas que não se pode abrir mão de um profissional. É comum que as pessoas achem que podem lançar uma marca sozinhas, pois acham que é um trabalho fácil.

No entanto, lançar uma marca de forma errada é fácil, já a maneira certa exige cuidado e muitas pesquisas. O que envolve é claro o trabalho de profissionais capacitados e com experiência na área. Indo desde a pesquisa de mercado até o design do produto.

Para saber o que cobrar da empresa contratada para seu projeto de lançamento é necessário conhecer as etapas fundamentais de um lançamento, elas são:

  • Saiba exatamente o que seu produto é e seus objetivos;
  • Pesquisa e análise mercadológica;
  • Descoberta do público e pontos de contato;
  • Criação e registro de naming;
  • Branding;
  • Campanha de lançamento.

Leia também – Como criar Missão, visão e valores da minha empresa?

3º Se planeje financeiramente para lançar uma marca

Como você pode ver acima, lançar uma marca é complexo e envolve diversas etapas. Sendo assim um investimento grande que demora para para dar lucros (dependendo do mercado pode levar até 1 ano). Dessa forma, se planeje também financeiramente para essa decisão.

Uma boa alternativa para poupar gastos é começar a venda online (dependendo do mercado) antes de se comprometer com um espaço físico. Assim é possível poupar com aluguel comercial, luz, água e até mesmo funcionários.

4º Comunicação não é gasto, é investimento

Saber no que investir é fundamental para quem quer lançar uma marca. Ainda há pessoas que não acreditam no poder dos comunicadores, mas do que adianta ter o melhor produto se o seu público não sabe disso? Lembre-se, quem não é visto não é lembrado!

É fundamental investir no branding da sua empresa, mas é importante não abandonar a comunicação depois dessa etapa. Afinal a comunicação é responsável por levar seu produto para o público certo no momento ideal! Lembre-se “Todo mundo” não é público-alvo e seu produto dificilmente será o primeiro e único a tentar resolver um problema.

Lançar uma marca é um assunto realmente longo, mas esperamos que as informações acima te ajudem nesse processo. Nós da Aliens Design possuímos mais de 10 anos de mercado e estamos dispostos a te ajudar, basta deixar sua dúvida abaixo!

Quer saber mais sobre nosso trabalho? Então conheça nosso portfólio clicando aqui.

Want to start a project? Create or review your own brand? We work with creative and smart solutions to improve your communication!

Aliens Design – Design Agency in Curitiba
© 2022 GMTF DESIGN & COMUNICAÇÃO LTDA. All rights reserved
R. Heitor Stockler de França, 396 – Sala 510
Curitiba – PR | CEP 80030-030

en_USEnglish