Se você perguntar hoje mesmo para um empreendedor iniciante entre gerar valor em uma marca ou vender ele com certeza irá responder que vender é muito melhor. No entanto, em publicidade existem vários caminhos que são entrelaçados e esse é um deles. Quer entender melhor do que estamos falando? Então continue a sua leitura!
Pode ser do seu interesse – Como saber quando renovar a minha marca?
O que é?
Gerar valor em uma marca é ir além de um produto e serviço, é levantar uma bandeira com propósito. Afinal de contas marcas são feitas de pessoas e vendas são feitas de pessoas. Ou seja, é preciso colocar a relação entre a sociedade como uma das forças da sua marca.
Dessa forma, oferecendo mais do que um produto e sim algo que faça parte da vida das pessoas e com bandeiras que elas também levantem ou precisem no dia a dia.
Em outras palavras, vender um produto é custo de produção + diferença do mercado em que se atua = lucro. Quando falamos em gerar valor em uma marca estamos falando que a forma como as pessoas percebem sua empresa pode virar monetização. Dessa forma teríamos custo + diferença do mercado em que se atua + valor percebido = Muito mais lucro.
Então, gerar valor em uma marca é mais importante que vender?
Aqui temos uma pergunta bem capciosa. Uma vez que geramos valor em uma marca para que ela seja 100% relevante para o público-alvo, mesmo que as gerações se passem.
Dessa forma, não, gerar valor não é mais importante do que vender, pois é com o valor agregado que a marca consegue vender mais e melhor, aumentando assim seu lucro a longo prazo.
Como gerar valor para a marca?
O primeiro passo sempre é buscar um profissional da área, mas para que você entenda o processo podemos listar alguns itens, como por exemplo:
- Como, por qual razão e por qual meio sua marca existe e se relaciona;
- Tenha um propósito, um posicionamento e um manifesto;
- Conheça como a palma da mão o seu público-alvo;
- Atualize sempre o produto ou serviço ofertado;
- Esteja nos meios em que seu público está:
- Personifique a sua marca (Brand persona, personalidade, tom e voz);
- Gere lembrança visual (Identidade visual)
- Não tenha medo de investir.
É importante ressaltar que gerar valor em uma marca não acontece da noite para o dia. É importante investir, analisar, reinvestir e ter paciência. Afinal de contas é um retorno grande, porém a longo prazo, por isso é importante ter consistência e lembrar sempre que seu propósito é muito maior que o presente.
Um dos maiores exemplos de uma marca com valor agregado é a Apple, oferecendo status, inovação e tecnologia. O que eleva e muito o valor de seus produtos, além de criar uma base de defensores e amantes da marca.
Ainda está com alguma dúvida sobre o tema? Então deixe sua pergunta abaixo! E se precisar gerar valor para sua marca faça sua cotação conosco, clicando aqui.
Want to start a project? Create or review your own brand? We work with creative and smart solutions to improve your communication!