Realizar corretamente o alinhamento no tom de voz da empresa tem se tornado cada vez mais um desafio para as marcas. Afinal, a sociedade vem de um histórico no qual a empresa tinha apenas um ou dois canais de comunicação com seus clientes, o que deixava mais fácil a unificação do tom de voz, atualmente com a descentralização, muitas empresas possuem dúvidas de como prosseguir. É o seu caso? Então continue sua leitura e anote nossas dicas! 

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Em primeiro lugar, o que é tom de voz?

É necessário explicar que tom e voz são coisas diferentes, sendo possível ter mais de um tom para uma única voz. O tom de voz é a forma que uma marca utiliza para se comunicar com seus clientes, sendo o tom a maneira de utilizar a voz. 

Assim como uma pessoa possui apenas uma voz, mas pode utilizar os mais diversos tons, uma marca também o faz. E é aqui que encontramos o problema de alinhamento no tom de voz, a maioria das marcas não sabe diferenciar a mudança de tom para a mudança de voz, o que gera falta de uniformidade em seus canais e divergência de atendimento com seu público. 

Como definir o tom de voz ideal?

A primeira medida a se ter em vista no momento de criar o tom de voz da sua marca é pensar em três coisas: qual é o meu propósito? Quem é meu público? Como eles irão se sentir a respeito desse tom?

É imprescindível que a voz da sua marca traga consigo o propósito dela, só assim a voz realmente será capaz de representar a empresa da forma que ela merece. 

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Como fazer o alinhamento no tom de voz da empresa?

Para um alinhamento no tom de voz da sua empresa é preciso possuir um guia verbal, com ele é mais fácil identificar dentro da sua voz, os tons que devem ser usados, como devem ser usados e acima de tudo o que não fazer. 

É fundamental possuir um tom de voz alinhado, para gerar uniformidade na sua comunicação. Por exemplo, se dentro do seu business o cliente pode falar com mais de um atendente, por mais de um canal é de suma importância que o atendimento seja no mesmo tom, com a mesma qualidade. 

Dessa forma, o cliente vê todos os canais da sua marca como eles são: uma só coisa. Por mais que ferramentas diferentes possam ser usadas para gerar relacionamento ou vendas, é preciso que todas elas sejam trabalhadas do mesmo modo. O que inclui também o relacionamento presencial com seus consumidores. 

Um exemplo de tom de voz trabalhado de forma correta é a Netflix, que mesmo possuindo vários canais de comunicação consegue unificar em uma só voz, gerando mais simpatia e lembrança de marca. 

Quando o quesito é exemplos negativos podemos citar a maioria dos bancos digitais, que nas redes sociais possuem um tom, mas por vezes no sac destoam desse atendimento, fazendo com que as pessoas fiquem frustradas e até optem por tentar resolver os problemas no direct das redes sociais, ao invés do sac. 

Dessa forma, a marca se mostra ao público como pouco sólida e até mesmo amadora. Outro ponto negativo que a falta de alinhamento trás é o medo de fraudes, mesmo que o Brasil esteja passando por uma transformação tecnológica, tudo ainda é muito novo ao público que teme sofrer golpes constantemente. 

Com isso, se uma marca se comporta de maneiras divergentes o público tende a ficar desconfiado dela e acabar optando pela concorrência. 

Conclusão

O alinhamento no tom de voz da empresa é fundamental para mostrá-la como uma marca consistente e confiável, fatores imprescindíveis para os consumidores. Precisa de ajuda para montar seu guia de tom de voz? Entre em contato clicando aqui, na Aliens possuímos profissionais especializados em estratégias verbais para a sua marca!

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