Em 2023, o Spotify, líder mundial em plataforma de música, atingiu um marco histórico ao registrar 236 milhões de assinaturas pagas, segundo a revista UBC. Portanto, esses números refletem uma mudança expressiva nos padrões de consumo musical, à medida que os usuários abandonam a compra de CDs em prol de serviços de streaming.

Nesse contexto, as marcas estão cada vez mais dedicadas a compreender o comportamento do consumidor, buscando entender suas preferências, para apresentar a melhor solução às suas necessidades. No caso do Spotify, o segredo por trás desses números está além do seu catálogo, focando em um estudo da experiência do usuário.

Continue a leitura para descobrir como o UX ajudou o Spotify a ser o maior serviço de streaming do mundo 🌎🎶

Como o Spotify virou o serviço de streaming de música mais popular do mundo

Lançado em 2008, na Suécia, o Spotify apresenta uma participação de 30% no mercado global das plataformas de música, superando os serviços de streaming como Apple Music (13%), YouTube Music (8%) e entre outros.

Participação no mercado global das plataformas de música
(Reprodução: ExpressVPN)

Mas por que o Spotify virou esse destaque e por que é a escolha mais frequente entre os usuários? Em seguida, você vai descobrir os 6 motivos que o colocam como a melhor escolha do mercado.

#1 – Catálogo de música

O Spotify oferece uma vasta biblioteca com milhões de músicas de diferentes gêneros e artistas. Dessa forma, isso permite aos usuários acesso quase ilimitado a suas músicas favoritas e a descoberta de novas.

Catálogo do Spotify
(Reprodução: David Pupăză na Unsplash)

#2 – Playlists e recomendações personalizadas

O Spotify utiliza algoritmos avançados para oferecer recomendações personalizadas e criar playlists baseadas nas preferências musicais dos usuários, tais como o Spotify Wrapped, uma retrospectiva anual das músicas, artistas e gêneros musicais mais ouvidos. 

Além disso, no final de 2023, a marca inovou trazendo mensagens especiais de artistas para os seus ouvintes durante o wrapped. Veja o vídeo gravado pela cantora Taylor Swift para os seus fãs:

#3 – Múltiplos planos de assinatura

O Spotify oferece vários planos de assinatura, incluindo planos individuais, familiares e para estudantes, com preços competitivos e sem anúncios, o que atrai uma ampla gama de usuários. Assim, a empresa consegue se destacar em um mercado altamente competitivo.

#4 – Multiplataforma

Quer compartilhar com seus amigos o novo álbum que você descobriu? Então, o Spotify é a escolha certa. Com ele, é possível compartilhar facilmente músicas e playlists nas redes sociais, o que promove uma maior interação entre os usuários.

Canva do Spotify
Canvas é um visual curto em loop disponível nas faixas de música (Reprodução: Spotify)

Além disso, o Spotify Wrapped também pode ser compartilhado no Instagram, sendo um momento esperado anualmente pelos usuários, o que aumenta o engajamento entre o aplicativo e os ouvintes.

Spotify Wrapped
(Reprodução: Spotify)

#5 – Conteúdo exclusivo

Recentemente, o Spotify tem investido significativamente em podcasts e conteúdos exclusivos, atraindo um público ainda maior e diversificando sua oferta além da música.

Podcast Spotify
🎙️Conheça as produções originais Spotify e mergulhe no mundo do podcast exclusivo: Original and exclusive podcasts (Reprodução: Spotify)

#6 – Interface intuitiva

A interface do Spotify é amigável e fácil de navegar, facilitando a busca e a organização de músicas, álbuns e playlists.

Interface do Spotify
(Reprodução: Freepik)

Contudo, como a marca consegue desenvolver um design limpo e organizado, que supra as necessidades do usuário, além do consumo de música? A resposta é User Experience (UX).

Spotify usa o UX para uma experiência única no mundo da música

User Experience, ou UX, diz respeito ao usuário e à interação que ele tem com um produto ou serviço. Por exemplo, se um cliente entra no site de uma empresa, o qual é demorado, não responsivo ou confuso, a experiência do usuário será negativa, uma vez que as ações não fluíram como esperado.

No Spotify, a experiência vai além do play. A seguir, descubra as 5 aplicações do UX no aplicativo, que mudaram a forma de consumir música.

#1 – Design limpo

A interface do Spotify é minimalista, evitando sobrecarregar o usuário com informações desnecessárias. Com isso, ícones claros, menus bem organizados e uma paleta de cores agradável facilitam a interação.

Spotify
(Reprodução: TechTudo)

#2 – Navegação interativa e fluida

Ao responder as principais questões de navegação do UX, o Spotify consegue proporcionar uma navegação útil e fácil ao usuário, permitindo encontrar músicas rapidamente e de forma acessível. A seguir, conheça os principais questionamentos do User Experience em relação à navegação:

  • Ao realizar uma ação, o usuário obtém algum feedback?
  • Ao entrar em uma página ou seção, o usuário consegue reconhecer o que é clicável?
  • Ao entrar em uma página ou seção, o usuário sabe quais ações podem ser realizadas?
  • Ao navegar em uma página ou seção, o usuário obtém informações sobre sua localização?

Logo, a lista acima demonstra que a navegação não está relacionada somente ao tempo de carregamento, como também à realização das ações, criando uma sensação de fluidez e eficiência.

#3 – Recomendações personalizadas

O estudo da experiência do usuário vai além da escolha de cores e texto em botões, é uma análise completa de como o público-alvo gostaria de consumir um produto em toda a sua jornada de compra. 

Nesse caso, com o Spotify, esse estudo começa desde a escolha do plano do usuário até recomendações personalizadas com algoritmos avançados, tais como:

  • O Spotify analisa as músicas que o usuário ouve, seus artistas favoritos, e até mesmo as músicas que ele pula para entender suas preferências.
  • Playlists como “Descobertas da Semana”, “Radar de Novidades” e “Daily Mix” são atualizadas regularmente com base nos gostos do usuário, proporcionando uma sensação contínua de novidade e personalização.
  • O Spotify também considera fatores como a hora do dia, localização e dispositivos conectados para sugerir músicas adequadas ao contexto do usuário.

#4 – Lei de Jakob

A Lei de Jakob afirma que os usuários preferem que o site funcione da mesma maneira que todos os outros sites que já conhecem, o que cria uma expectativa de usabilidade com base em experiências anteriores. Desse modo, o Spotify utiliza uma estrutura de aplicativo similar aos outros apps, facilitando a navegação do usuário.

#5 – Lei de proximidade

Relacionada às regras de composição visual, a lei da proximidade indica que os elementos que estão fisicamente próximos uns dos outros são percebidos como pertencentes a um mesmo grupo. Dessa forma, no design de UX, isso significa que itens relacionados devem ser colocados próximos uns dos outros para que os usuários entendam que estão conectados.

Lei da proximidade
Na imagem acima, os grupos têm um espaçamento que os difere um do outro (Reprodução: Aliens Design)

Portanto, o sucesso do Spotify não se deve apenas à vasta biblioteca de músicas, mas também ao seu compromisso com uma experiência de usuário única.

Na Aliens, somos especialistas em criar designs que proporcionam experiências excepcionais e elevam a sua marca ao próximo nível. Se você deseja alcançar resultados semelhantes e se destacar no mercado, entre em contato conosco. Assim, vamos trabalhar juntos para desenvolver soluções inovadoras e personalizadas que atendam às necessidades dos seus usuários e impulsionem o sucesso da sua empresa.

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