Postado em 26 maio 2017

No segundo texto da série sobre desenvolvimento de identidade visual, falamos sobre o naming, a criação e efetivação de um nome para marcas. Um ponto fundamental deste processo é a validação linguística, cultural e jurídica da opção escolhida, submetendo-a a critérios que determinam sua eficiência e possibilidade de uso, especialmente de acordo com o que já existe no mercado, para depois poder registrá-la.

O processo de registro de um nome envolve vários momentos. O primeiro deles é feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), responsável pelo aperfeiçoamento, disseminação e gestão do sistema brasileiro de concessão e garantia de direitos de propriedade intelectual para a indústria. Antes de nomear uma marca, é preciso verificar se o nome está disponível, e a busca deve ser feita no site do Instituto.

A busca no INPI pode ser exata, ou seja, do nome inteiro, ou por radicais, partes do nome que podem já estar em uso. Dentre as opções da procura, ainda há uma classificação dos setores da economia dos quais uma empresa pode fazer parte, o que determina ou não sua disponibilidade final. O nome estar livre na classe a que pertence a empresa no INPI já é um bom começo, mas devido à importância da presença online hoje em dia, também é preciso registrar o domínio, o site .br da marca, que pode ser o segundo momento deste processo.

 

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O responsável pelo registro do domínio online é o Registro.br, departamento do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) responsável pelas atividades de registro e manutenção dos nomes de domínios que usam o .br. Para verificar a disponibilidade de um nome, basta procurar no próprio site, em um processo relativamente simples. Mas ele tem uma limitação: apenas um domínio pode ser pesquisado por vez. Se for o caso de uma única opção, é bem rápido, mas profissionais que trabalham com a criação de nomes normalmente apresentam mais de uma alternativa para o cliente e é importante que elas estejam disponíveis.

Pensando nisso, criamos o Namit, um site que facilita a verificação da disponibilidade de domínios para marcas. Nele, é possível pesquisar mais de um nome ao mesmo tempo conforme as informações do Registro.br, seja digitando várias possibilidades ou inserindo um documento com todas. A busca é única e o resultado aparece na mesma página, e de forma específica para cada nome. Se estiver disponível, o Namit oferece uma opção de redirecionamento para o site do Registro.br, e o registro pode ser concluído.

 

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Por ser uma agência de design que frequentemente trabalha criando nomes para marcas, a necessidade de uma aplicação para facilitar a busca de domínios foi percebida na pele pelos criativos da Aliens. E qualquer site ou aplicativo que agilize os processos de criação e naming, prezando sempre pela qualidade e confiabilidade, é muito bem-vindo. É para isso que existe o Namit, pois uma aplicação assim pode facilitar para todo mundo. Conheça e comprove.

 

 

 

 

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