Postado em 01 novembro 2017

Desde 1994, o dia primeiro de novembro é considerado o Dia Mundial Vegano. A data foi estabelecida pela inglesa Louise Wallis quando era presidente da Vegan Society da Inglaterra, a instituição vegana mais antiga do mundo, responsável pela oficialização do termo “vegano”.

Para quem não sabe, as pessoas veganas optam por não comprar ou consumir produtos que tenham origem animal. Não é apenas em relação à alimentação. Roupas, acessórios, cosméticos, móveis, maquiagens e qualquer tipo de produto ou serviço que envolva a exploração animal não faz parte do dia a dia dessas pessoas.

quebra_texto

Para uns, a parte da alimentação parece complicada, enquanto para outros, a de roupas e cosméticos é mais difícil, pois muitas coisas que consumimos diariamente, como sabonetes, pasta de dente e produtos de limpeza, possuem algum derivado animal, mesmo que não pareça à primeira vista. A escolha dos veganos de não consumir esses derivados é para evitar o sofrimento animal, mas também por possuírem a consciência do impacto ambiental que essa produção causa, prejudicando a natureza e até o ser humano.

Com o aumento desse estilo de vida, apareceram muitas marcas focadas em uma produção 100% isenta de artigos de origem animal, então acrescentar esse estilo de vida no nosso dia a dia pode ser mais fácil do que parece. É possível ter acesso a marcas de qualidade e com design diferenciado sem apoiar a indústria de exploração animal. Para facilitar, fizemos uma seleção de marcas veganas e ecofriendly produzidas e comercializadas aqui no Brasil, e envolvendo várias áreas da nossa vida, conheça:

cativa_naturezaCATIVA NATUREZA
A Cativa Natureza existe desde 2008 e é a primeira rede de lojas brasileira a comercializar cosméticos com insumos orgânicos e rastreados, livres de agressoras à saúde e ao meio ambiente. Além disso, todos os cosméticos da marca não são de origem animal ou testados em animais, e não utilizam espécies de frutas e flores em extinção na sua produção, demonstrando um respeito imenso por todos os seres vivos. São maquiagens, produtos para cabelo, corpo, banho, desodorantes e até pasta de dente.

vegano_shoesVEGANO SHOES
A Vegano Shoes foi fundada em 2013 com a intenção de preservar o meio ambiente. Seus produtos são alternativos, fabricados a partir de materiais sustentáveis e livres de qualquer crueldade animal. A marca prioriza a utilização de matérias-primas recicladas, como lonas de caminhão e câmaras de ar, que, combinadas às espumas de origens minerais e vegetais, proporcionam conforto, resistência e estabilidade. Além de calçados, são acessórios, bolsas, roupas e até óculos feitos com respeito a todas as formas de vida.

lushLUSH
A Lush é uma marca inglesa de cosméticos já bem conhecida, especialmente por ter lojas em shoppings brasileiros. Seus produtos são 100% vegetarianos (e alguns são veganos), frescos e feitos à mão, e eles trabalham com várias políticas de respeito aos animais. Dos testes à utilização de componentes de origem animal, a marca tem uma postura séria, responsável e sustentável, sendo inclusive contra embalagens e tudo o que possa gerar lixo. São produtos para corpo, rosto, banho, maquiagens, hidratantes e até perfumes.

design_coteCÔTE
A Côte é uma marca de acessórios que procura a ressignificação de materiais de descarte para uso pessoal. Ela tem um viés sustentável e toda a criação e coordenação é feita pela arquiteta e urbanista Priscila Elisa Berselli. Seu propósito é produzir peças com desenho atemporal, sem uso de produtos de origem animal e a partir de material de descarte, além de valorizar a mão de obra e a produção em pequena escala, o que garante produtos exclusivos e cheios de história. São anéis, colares, pulseiras, brincos e até bolsas e cintos.

insectashoesINSECTA
A Insecta é a marca queridinha dos veganos, pois além de ser 100% vegana e ecológica, seus calçados e acessórios têm design único e são muito bem-feitos. Sua matéria-prima são peças de roupas usadas e garrafas de plástico recicladas. Os mais diversos tecidos e estampas de roupas que foram doadas viram botas, oxfords, sandálias e slippers veganos, sem nenhum uso de matéria-prima de origem animal. Todo a produção é brasileira, unissex e baseada no reaproveitamento, para aumentar a vida útil do que já existe no mundo.

lalobaLA LOBA
A La Loba é uma marca pioneira no Brasil na produção de bolsas sociais e casuais veganas. São peças exclusivas, duráveis e com design inovador sem o uso de qualquer insumo animal, utilizando materiais alternativos e livres de crueldade. O trabalho é artesanal, produzido em pouca quantidade e fabricado com materiais sintéticos, para substituir o couro, e tecidos à base de algodão e poliéster. A tag dos produtos é sustentável, desenvolvida com papel semente, que pode ser picado e plantado para gerar uma flor.

bioartBIOART
A Bioart é pioneira no Brasil a criar maquiagens com elementos orgânicos, saudáveis e veganos. Sua fábrica possui princípios sustentáveis e certificações que garantem a qualidade e criteriosa seleção dos bioativos e do processo de produção. Seu compromisso é a consciência em estimular a preservação da vida animal e ambiental, o que se traduz em embalagens recicláveis, produtos que poupam recursos naturais e ingredientes certificados orgânicos, o que garante que os resíduos voltem à natureza sem poluir a água e o solo.

useahimsaAHIMSA
O propósito de criar calçados de alta qualidade para o mercado vegano se tornou uma fábrica 100% vegana. A Ahimsa produz calçados masculinos e femininos com o “Vegan Leather” (couro vegano), que é feito de Poliuretano – PU, um material muito abrangente que está se tornando cada vez mais sustentável, e mostrando que não é necessário utilizar couro animal para conseguir bons resultados. Oferece produtos de qualidade, duráveis e utilizando materiais alternativos, mostrando que é possível estar na moda sem crueldade.