Para alguns o nome pode até deixar claro, mas a verdade é que muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre O que é design de produto. Uma área dentro do design que possui tanta importância para as marcas e para a sociedade de forma geral.
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Afinal, o que é design de produto?
Se você parar para analisar os objetos à sua volta, da cadeira que você está sentado à máquina de lavar roupa, tudo é design de produto. Todos os materiais são desenvolvidos para suprir uma necessidade humana ou não – até mesmo brinquedos para seu pet – foram projetados pelo designer de produto.
O design de produto, também conhecido design industrial, é uma disciplina ampla da área criativa que tem como ênfase metodologias de criação para algum material físico.
Neste post você vai conhecer um pouco mais sobre essa profissão que impacta tanto nosso dia a dia e como ela é importante para sua construção de marca.
Indo mais fundo no tema
Você já questionou a forma das coisas? Porque a tv é retangular, pq os novos modelos de máquina de lavar tem portas frontais? ou, porque o mouse tem a superfície redonda? Provavelmente não, pois esses objetos são tão funcionais e atendem todas suas necessidades, que não sobra nenhum espaço para essas dúvidas.
No entanto, antes de chegar assim, perfeito na sua residência, ele passa por todo um processo de planejamento para oferecer as melhores possibilidades para você.
O profissional responsável pela criação e o desenvolvimento de objetos para bens de consumo, como eletrodomésticos, utensílios, mobiliário, automóveis, decorativos entre outros é o Designer de Produto.
Esse profissional elabora a construção visual de industrializados ou manufaturados tendo como base os conceitos de ergonomia, adequação de materiais, atenção ambiental, praticidade e estética.
A criação é baseada na solução de problemas, no processo, ou seja, o Designer de produto tem como missão transformar materiais e tecnologias em objetos práticos e funcionais. Dessa forma, design deve sempre ser visto como ferramenta estratégica.
Mas porque devo implementar design de produto na minha marca?
Se sua empresa busca pelo crescimento, é importante pensar nos vários pontos de contato que uma pessoa possa ter com ela. O contato físico do consumidor com sua marca é tão importante quanto a presença digital, pois todos esses elementos contribuem para a construção do branding.
Implementações pensadas no âmbito físico agregam presença e confiabilidade, afinal o tato é o sentido mais sensível e pode ser explorado de diversas formas.
Como por exemplo, a identidade das Olimpíadas de 2016 que foi desenvolvida pensando em todos os pontos de contato que as pessoas teriam com o evento. Dessa forma, indo muito além da experiência apenas visual, o branding se projetou no toque; na reflexão; no humano; no feeling e na conexão. O que tornou a identidade uma das mais memoráveis, pois você não só via, mas também sentia.
E porque não juntar a experiência física com a digital? A tecnologia da realidade virtual é uma grande promessa para o marketing de imersão, possibilitando experiências encantadoras que fortalecem sua marca.
Esses são um dos vários exemplos do design de produto como complemento de marca e criador de novas experiências de impacto.
Conclusão
Agora que você entendeu o que é design de produto e como oferece uma grande gama de soluções de prototipagem, materiais e processos, há muito a ser explorado não há porque achar que essas criações estão longe da sua realidade. Afinal com o auxílio de um designer de produto é possível implementar diversas soluções de impacto que se encaixam com sua empresa.
Em uma era digital, o se destacar pode estar nas soluções e implementações físicas. Portanto, mantenha-se sempre atualizado e não se limite apenas a um ponto de absorção, os insights e soluções estão por aí, em todos os lugares.
E se precisar de ajuda com design de produto não esqueça de nos chamar, a Aliens Design está há mais de 15 anos no mercado e está pronta para os mais diversos desafios.
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