A análise de concorrência é uma das etapas fundamentais para se destacar no mercado. Ao fazê-lo, é possível obter informações valiosas para ajudar na tomada de decisões estratégicas em relação ao seu próprio negócio. Neste artigo, vamos explorar algumas dicas para que você obtenha vantagem competitiva no mercado.


Definindo sua concorrência

Primeiramente, é necessário identificar quem são seus principais concorrentes. Pense em empresas que ofereçam produtos ou serviços semelhantes aos seus e com o mesmo público-alvo.

Análise de concorrência
Para vencer a concorrência, é essencial identificar os pontos de vendas, analisar os pontos fortes e fracos dos concorrentes, avaliar ameaças e oportunidades, entender a posição deles no mercado e realizar pesquisas com clientes e fornecedores, inclusive online (Reprodução: Freepik)

Coletando informações sobre a concorrência

Para coletar informações sobre a concorrência, comece verificando seus sites, redes sociais, promoções, preços, produtos, serviços e atendimento ao cliente. Em seguida, faça uma lista de todas as informações relevantes que você encontrou e analise.

Analisando as informações coletadas

Ao avaliar essas informações, é importante se concentrar em sua própria empresa também. Dessa forma, separe os dados relevantes e compare com o que você está oferecendo. Além disso, identifique suas forças e fraquezas em relação aos seus concorrentes e procure oportunidades.

Encontre um diferencial

Por fim, você deve encontrar um diferencial para destacar a sua empresa. Pode ser uma estratégia de preços, serviços adicionais, qualidade de produto, atendimento ao cliente superior ou qualquer outra coisa que o diferencie de seus concorrentes. Lembre-se de que o seu diferencial deve atender às necessidades e desejos do seu público-alvo.

Concorrência em mercados digitais: uma revisão dos relatórios especializados
Para entender mais sobre o mercado, leia o material ‘Concorrência em mercados digitais: uma revisão dos relatórios especializados’ do CADE (Reprodução: Aliens)

Desse modo, a análise de concorrência deve ser uma atividade contínua. Você precisa monitorar regularmente a concorrência e outras empresas que possam aparecer no mercado e, assim, é possível reagir rapidamente a mudanças, novas tendências e oportunidades para se destacar. 

Mantenha-se atualizado com a Aliens

Agora que você sabe a importância da análise de concorrência para o crescimento do seu negócio, é hora de contar com a Aliens 🚀 Nossos especialistas dedicam-se a explorar, avaliar e transformar os dados da concorrência em estratégias acionáveis para impulsionar o seu sucesso. Entre em contato com a gente agora mesmo 😉

Quer começar um projeto? Criar ou rever sua própria marca? Trabalhamos com soluções criativas e inteligentes para melhorar sua comunicação!

Aliens Design – Agência de Design em Curitiba
© 2022 GMTF DESIGN & COMUNICAÇÃO LTDA. All rights reserved
R. Heitor Stockler de França, 396 – Sala 510
Curitiba – PR | CEP 80030-030

pt_BRPortuguês do Brasil