Imóvel estagnado é sinônimo de dinheiro parado e, provavelmente, a sua estratégia de venda está precisando de um up. Se a sua imobiliária ainda é refém de uma prospecção ativa, ou seja, quando 100% dos esforços de venda é por parte da empresa, isso pode significar previsibilidade de receita e você depende da sorte. A geração de leads pode ajudar a melhorar suas vendas.
Para um efeito reverso, onde os possíveis clientes buscam pela sua marca e, assim, gerar leads que estejam interessados nos seus imóveis, a sua empresa pode investir nas estratégias de inbound marketing.
O que são leads e porque eles são importantes
Os leads são as pessoas que já entraram em contato com a sua empresa, demonstrando interesse em consumir o conteúdo de marketing dos seus canais de comunicação. De alguma forma, através desses conteúdos, você possui os dados desse lead — seja o nome, e-mail ou telefone.
A partir daí, o próximo passo é nutrir este lead, para que ele avance na jornada de compras e se torne um cliente real.
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Principais estratégias para geração de leads
Antes de partir direto para a atração dos leads, é preciso desenvolver um planejamento estratégico. Primeiro, estude o perfil do público da sua imobiliária. Quem são as pessoas que costumam se interessar pelos imóveis? São casais que buscam um apartamento maior para criar os filhos? São jovens que procuram pelo primeiro apê? Ou são na verdade, investidores que têm interesse em alugar para garantir rentabilidade? A partir disso, você entende o que o público procura e pode traçar melhores estratégias, focadas nas informações reais sobre eles.
Em seguida, o ideal é desenvolver uma jornada de compras, ilustrando o caminho percorrido pelo lead, desde o primeiro contato, até o momento em que ele está decidido a escolher o seu imóvel.
Você deve estar se perguntando: e como realizar a geração de leads na prática? A gente te conta:
Ofereça conteúdo rico e com SEO
A base de qualquer estratégia de inbound marketing é o conteúdo relevante. É através dele que a sua imobiliária se mostra para o mercado como uma empresa que possui credibilidade e é autoridade no assunto que se propõe informar.
Alguns exemplos de materiais podem ser ebooks que o ajude a identificar o tipo de imóvel ideal, tour virtual por um empreendimento ou infográficos sobre a rentabilidade oferecida ao comprar um determinado imóvel ainda na planta para locação posterior.
Crie formulários
Também é a partir dos conteúdos ricos que você irá disponibilizar os formulários para as pessoas preencherem com os seus dados. Para baixar um e-book, o lead deve informar nome, e-mail e telefone, por exemplo.
Neste momento, você pode conseguir outras informações importantes, e incluir perguntas como o bairro de interesse e o tipo de imóvel que este lead gostaria de alugar ou comprar.
Seja criativo e inteligente na hora de planejar os formulários de conversão, de forma que chamem a atenção e possibilitem que seu público forneça os dados para você.
Invista em mídia paga
Os anúncios em redes sociais e no Google, permitem que você possa direcionar seus esforços de maneira mais assertiva. Lembra quando falamos no começo do texto sobre a importância de estudar o perfil do seu público? Aqui nas campanhas de Facebook Ads ou Google Ads, esse conhecimento será muito bem utilizado.
Suas campanhas atingirão um lead mais qualificado para o seu objetivo de vendas. Além disso, por meio dessas ferramentas, é possível criar campanhas de geração de cadastros, onde, ao clicar no anúncio, o usuário deve preencher um formulário.
Viu como cada fase da estratégia para geração de leads está conectada? Ao seguir todos os passos, aquele imóvel estagnado finalmente chegará ao cliente que você estava aguardando.
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