Postado em 10 fevereiro 2017

Agora que você já entendeu o que é endomarketing e já tem um passo a passo de como criar um plano dentro da empresa, chegou a hora de conhecer as formas práticas de implementá-lo: o que tem bom retorno com os colaboradores, as diferentes ações e o que é importante evitar.

Boas práticas de endomarketing
Além de campanhas específicas de motivação e integração, como incentivos para cumprimento de metas, novos desafios, campanhas que coloquem os colaboradores para trabalhar em conjunto, dentre outras, há algumas ações que podem ser permanentes na cultura da empresa, para que todos trabalhem mais satisfeitos e com maior produtividade. Conheça algumas delas:

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  1. Comunicação interna: como já dito, é importante investir em comunicação interna e, principalmente, que ela seja uma via de mão dupla. Por ela, todos os funcionários podem ficar por dentro do que acontece na empresa, criando um sentimento de pertencimento que é valioso para ambos os lados. Existem vários canais para garantir que ela aconteça de forma eficiente, e trataremos deles mais adiante.2
  2. Pesquisa de satisfação e clima: além das pesquisas específicas para cada campanha ou ação, é importante procurar saber como está o clima da empresa com uma frequência determinada. Semestralmente ou anualmente, procure saber se seus funcionários estão satisfeitos com o trabalho, se estão bem informados e alinhados com os valores da empresa, e se o clima, em geral, está confortável. Com base nessas respostas, é possível programar novas campanhas e validar a eficiência das que estão em andamento.
  3. 3Palestras e cursos: é importante investir nos seus funcionários. Se a empresa estiver passando por mudanças ou mesmo em todo início de ano, é possível promover palestras para reafirmar os valores da companhia perante os colaboradores. Além disso, dentro do próprio grupo de trabalho é possível encontrar especialistas em certos assuntos que possam compartilhar seus conhecimentos com os colegas em pequenas palestras. Assim, o conhecimento não ficará preso a apenas uma pessoa e a integração e a troca são muito mais incentivadas.4
  4. Eventos para integração: muitos colaboradores passam apenas o tempo de trabalho juntos. É possível uni-los de outras formas; seja em festas de fim de ano, eventuais happy hours ou comemorações de aniversários, ou até criando atividades em conjunto, como grupos de corrida – que também incentivam o exercício físico –, grupos de estudos, grupos de auxílio a entidades carentes, dentre outros. Assim, o sentimento de coletividade aumenta, tornando o ambiente de trabalho mais agradável a todos.
  5. 5Benefícios extras: muitas empresas investem em vale alimentação/refeição e vale transporte, mas é possível ir além com o objetivo de agradar os funcionários. Assistência médica e odontológica são os mais comuns, mas é possível oferecer café da manhã na empresa, cartões de benefícios, vale-academia e vários outros. Tudo depende do perfil da empresa e do que você está disposto a incentivar, mas é sempre possível investir um pouco mais no bem-estar dos seus colaboradores.

A ideia de projetos assim é trazer mais qualidade para a rotina dos funcionários. É fundamental planejar um calendário anual, definindo um orçamento para esse tipo de ações, o que também permite um trabalho mais cuidadoso na divulgação – criando uma antecipação na empresa, incentivando conversas e fazendo com que os funcionários também se programem para participar. E é importante lembrar que não adianta investir em ações assim para depois abandoná-las. As campanhas devem ter consistência, um cronograma sólido e devem ser frequentemente acompanhadas por uma equipe previamente definida.